O que são flanges de aço? 
O que são flanges de aço? 
2 de setembro de 2020
Tubos quadrados: quais são as propriedades?
Tubos quadrados: quais são as propriedades?
8 de setembro de 2020

Tipos de válvulas e suas propriedades

Tipos de válvulas e suas propriedades

No dia a dia, seja no ambiente residencial ou industrial, um item se mostra extremamente importante para realizar atividades simples e complexas: a válvula. Atualmente, podemos encontrar no mercado diferentes tipos de válvulas, desde modelos mais casuais até os mais profissionais, voltados à área industrial. 

Os tipos de válvulas variam conforme sua aplicação, o fluxo e outros fatores determinantes. Tendo em mente a importância de escolher o item ideal, listaremos ao longo deste artigo os principais tipos de válvulas disponíveis no mercado. 

Tipos de válvulas e suas propriedades

Contudo, antes de mais nada, vamos conhecer melhor o que é uma válvula e qual sua função.

O que é válvula?

Uma válvula ou registro consiste em um dispositivo cuja função é regular, controlar ou direcionar o fluxo de um fluido. 

Todo esse sistema é feito através da abertura, fechamento ou obstrução parcial de várias passagens em que as válvulas controlam. 

O funcionamento desse tipo de dispositivo é relativamente simples, já que, uma vez aberta, a válvula permite a passagem do fluído. 

É possível, ainda, controlar a pressão e a passagem do fluído, conforme abrimos e fechamos o registro. 

As válvulas possuem uma aplicação muito variada, devido à sua ótima versatilidade. Podemos utilizá-as para controlar a água durante a irrigação, para uso industrial no controle de processos e para usos residenciais, como ao abrir e fechar torneiras dos mais diversos tipos. 

Quanto ao material utilizado, encontramos no mercado tipos de válvulas em ferro, aço, inox, bronze e muitos outros. 

Tipos de válvulas 

Existem diferentes tipos de válvulas à disposição, cada uma delas com suas propriedades e aplicações específicas. Confira agora alguns dos modelos mais comuns e eficientes de válvulas. 

1) Válvula gaveta

A válvula gaveta é o modelo mais utilizado no âmbito industrial, sobretudo em sistemas de bloqueio manual.  Esse tipo de dispositivo é usado frequentemente quando é preciso de um fluxo em linha reta e restrição hídrica mínima.

Uma vez aberta a válvula gaveta, libera-se totalmente o fluxo, com passagem e fluidez perfeita, sem interrupções. Não à toa seu uso é recomendado para sistemas em que os processos de abertura e fechamento não são frequentes, sobretudo devido ao manuseio mais lento.

2) Válvula Globo

A válvula globo é um dispositivo mecânico comumente usado para regular a vazão em tubulações cujos sistemas possuem abertura e fechamento constantes. Esse tipo de válvula consiste em um disco móvel e um anel fixo em um corpo geralmente esférico.

Entre as principais propriedades da válvula globo, destaca-se o ótimo sistema de vedação. Por fim, trata-se de um dispositivo tido como ideal para controle de líquidos, gases, água, petróleos e vapor (em pressão alta ou baixa), já que seu desgaste é mínimo. 

3) Válvula borboleta

A válvula borboleta é um dispositivo conhecido como “um quarto de volta”, já que não é necessário realizar um giro completo para abrir ou fechá-la, bastando apenas realizar um movimento de ângulo 90°. 

Isso faz com que esse tipo de válvula aja rapidamente, com acionamento elétrico ou hidráulico, em bitolas menores (com alavancas) ou maiores (com volante e caixa de entrada).

Seu uso é muito comum no setor industrial para controlar gases e líquidos, sobretudo em sistemas de baixa pressão. 

4) Válvula de retenção

A válvula de retenção é um modelo idealizado para prevenir a reversão de fluxo. Seu funcionamento é rápido e automático. 

O objetivo desse tipo de válvula é permitir que a água escoe somente em uma única direção, impedindo, assim, seu retorno no sentido contrário.

Além disso, a válvula de retenção está entre os poucos modelos automáticos existentes no mercado que não requerem auxílio para abrir e fechar.

É perfeita para sistemas de vapor, ar, gás de carvão e gás de óleo. Opera normalmente em alta e baixa temperatura.

Tipos de válvulas: escolha o modelo ideal para sua necessidade

Agora que conhece os principais tipos de válvulas, fica mais fácil compreender a importância que elas possuem em nosso dia a dia, bem como entender as diferentes aplicações que possuem. 

Para ler mais artigos como este, acompanhe o blog da Aparecida Tubos.