O que é tubo de aço carbono galvanizado? 
O que é tubo de aço carbono galvanizado? 
22 de março de 2021
Válvula de bronze: conheça suas característica e aplicações
29 de março de 2021

Tubo aço carbono sem costura: conheça suas características e aplicações

Saiba onde comprar tubo aço carbono sem costura: conheça suas características e aplicações

Os tubos estão entre os itens que melhor se ajustam às necessidades e demandas, especialmente porque, ao longo dos anos, se adequaram às diferentes indústrias, aplicações e áreas. Como resultado, surgiram inúmeros tipos de tubos, cada um com suas especificidades, vantagens e características. No artigo de hoje, porém, detalharemos um modelo em especial: o tubo de aço carbono sem costura. 

O tubo de aço carbono sem costura está entre os tipos de tubos mais populares e comuns no mercado. Suas propriedades e benefícios são dois dos principais fatores que levam ao seu uso em massa, colocando-o como uma opção eficiente, segura e confiável para muitos sistemas de tubulações. 

Afinal, o que é tubo de aço carbono sem costura?

O tubo de aço carbono sem costura é um tipo de tubo conhecido pela ausência de soldas em sua estrutura, uma vez que seu processo de fabricação se dá através de um molde de peça única de cilindros de aço carbono. 

O desenvolvimento desse modelo é mais elaborado, principalmente quando o comparamos com outros tubos. Afinal, é preciso, durante a sua fabricação, garantir uma superfície lisa e totalmente consistente, sem quaisquer ondulações, seguindo à risca a dimensão e diâmetro estabelecido por um projeto personalizado ou conforme os parâmetros das normas nacionais (ABNT, NBR) e internacionais (ASTM, API).

Aplicação do tubos de aço carbono sem costura

O tubo de aço carbono sem costura é comumente utilizado em sistemas com alta pressão, sobretudo os relacionados ao transporte de gases e vapor. Entretanto, sua aplicação não está restrita somente à condução desse tipo de elemento. 

Podemos encontrar também tubo de aço carbono sem costura no transporte de fluidos líquidos e também como eletrodutos, colocando, assim, esse modelo de tubo como versátil e adaptável às mais diversas necessidades. 

Vantagens do tubo aço carbono sem costura

O sucesso do tubo sem costura está nas vantagens agregadas ao seu uso e às suas características e propriedades. 

Entre os principais benefícios, podemos destacar a alta resistência, uma vez que se trata de uma peça feita em corpo único e com bom material, com alta qualidade mecânica.

Além disso, esse tipo de tubo é conhecido por sua flexibilidade, à medida que pode ser instalado conforme o projeto, sendo fácil de ser adaptado e também dobrado, garantindo maior segurança;

Por fim, a segurança é outra vantagem atrelada ao tubo de aço carbono sem costura, exclusivamente porque as tubulações sem costura seguem as normas técnicas nacionais e internacionais.

Tubo aço carbono sem costura: uma escolha confiável

Agora que conhece mais sobre as características, aplicações e vantagens do tubo aço carbono sem costura, sem dúvida fica mais fácil confiar nesse tipo de tubo como a solução que você busca e precisa. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Aparecida Tubos para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

 

whatsapp