Tubo schedule: veja a tabela
6 de dezembro de 2021
Válvula esfera: conheça os melhores modelos e as aplicações mais comuns
6 de dezembro de 2021

Saiba o que é ASTM?

Saiba o que é ASTM?

Os tubos de aço são itens utilizados para diferentes aplicações, e para que funcionem adequadamente e estejam dentro de parâmetros aceitáveis e recomendáveis de qualidade, precisam estar de acordo com algumas regras e normas técnicas, como é o caso da ASTM.  

As normas, como a ASTM, incidem sobre diversas características, como dimensões, espessuras, peso, tolerância e muito mais.  

Apesar de ser relativamente comum com quem trabalha com tubulações, muitas pessoas não sabem o que é ASTM e qual sua importância. 

Pensando nisso, no artigo de hoje falaremos mais sobre a ASTM, de modo a ajudá-lo a entender tudo sobre essa norma técnica. 

O que quer dizer a sigla ASTM?

Saiba agora que a sigla ASTM significa “American Society for Testing and Materials”, que em uma tradução literal seria Sociedade Americana de Testagem e Materiais.

Tenha em mente que se trata de um órgão criado no final do século XIX, que passou a ser global e, atualmente, é chamado ASTM International.

A ASTM desenvolve e publica normas de uma ampla gama de produtos, serviços, sistemas e materiais, inclusive quando se trata de tubos de aço.

A importância da ASTM

A ASTM poderia ser comparada com a ABNT, sigla da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Isso porque ambas são responsáveis pela normalização técnica, fornecendo parâmetros e recomendações extremamente importantes. 

Vale ressaltar que a ASTM é importante porque é considerada o maior órgão gestor de normas no planeta, o que acaba refletindo em todos os países, como é o caso do Brasil.

Com mais de 12.000 normas publicadas, a ASTM é respeitada em todo o planeta e suas definições são amplamente reconhecidas, o que, claro,  facilita processos produtivos e padroniza produtos, como é o caso dos tubos, de maneira a gerar mais segurança aos consumidores.

Quais os tipos de normas ASTM?

Existem diversas normas publicadas pela ASTM, que variam de acordo com cada segmento. Elas são compostas por siglas e conjuntos numéricos, e as siglas estão relacionadas ao tipo de produto analisado. 

Por exemplo, normas iniciadas com a sigla A referem-se a materiais de aço ou ferro. No que se refere aos tubos de aço, a ASTM dispõe de normas reconhecidas no planeta todo, inclusive no Brasil. Os tipos de normas mais importantes da ASTM no segmento de tubos de aço são:

  • ASTM  A500;
  • ASTM A106;
  • ASTM A53;
  • ASTM A178;
  • ASTM A214;
  • ASTM A36.

Onde encontrar tubos de acordo com a ASTM?

Você encontra tubos que seguem as normas da ASTM em empresas especializadas no fornecimento de tubulações. 

Para garantir a qualidade dos tubos, recomenda-se encontrar uma empresa experiente, confiável e bem localizada, como é o caso da Aparecida Tubos. 

Somente uma empresa com esse perfil pode fornecer tubos ASTM com qualidade acima da média para as mais diversas aplicações.

Gostou do artigo sobre o que é a ASTM e qual sua importância, sobretudo no que se refere ao segmento dos tubos? Então, acompanhe o blog da Aparecida para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

whatsapp