Equipamentos contra incêndio: a importância de contar com esses acessórios
14 de setembro de 2020
Processo de fabricação de tubos galvanizados
Processo de fabricação de tubos galvanizados
21 de setembro de 2020

Tubos para construção civil e suas propriedades

Tubos para construção civil e suas propriedades

Conheça alguns dos melhores tubos para construção civil e suas propriedades

Os tubos são itens muito comuns em diferentes aplicações. Contudo, eles são mais facilmente vistos e utilizados na construção civil. Isso se deve ao fato de que os tubos apresentam características e propriedades extremamente úteis para obras dos mais diversos tipos

Existem atualmente no mercado muitos tipos de tubos para construção civil, desde modelos mais simples até os mais complexos. 

Com tantas opções, saber quais são os principais tubos para construção civil pode ser uma tarefa difícil. Pensando em ajudá-lo, listaremos ao longo deste artigo modelos muito comuns e importantes no dia a dia das obras. 

Tubos de açoTubos para construção civil e suas propriedades

Falar de tubos para construção civil e não citar os tubos de aço seria um grande erro. Esse modelo é conhecido pela sua estrutura resistente e durável. Essas propriedades são responsáveis por garantir a edificação e sustentação de estruturas metálicas. 

Além disso, os tubos de aço contam com ótimo acabamento, garantindo um produto bonito e com estilo singular

Outra importante características dos tubos de aço tem relação com a organização. Esse modelo de tubo, durante uma obra ou reforma, pode ser facilmente organizado, de maneira a evitar bagunça e desorganização no ambiente.

Por fim, os tubos de aço carbono podem ser utilizados para condução de água, gás, vapor, caldeira, óleo, ar comprimido, em estruturas metálicas, autopeças em geral, entre outras aplicações.

Tubo de aço carbono galvanizado

O tubos de aço galvanizados carregam consigo basicamente todas as características dos tubos de aço tradicional. 

O grande diferencial desse tipo de tubo está no processo conhecido como galvanização, que consiste em um processo de aplicação de camada protetora de zinco ou ligas de zinco. 

O intuito da galvanização é dar aos tubos mais resistência, de forma a evitar a corrosão, que inclusive gera um grande problema na construção civil.

Para quem ainda não sabe, a corrosão é um processo que danifica a estrutura do tubo, diminuindo sua qualidade e vida útil através do surgimento da ferrugem. 

Por esse motivo, cada vez mais opta-se pelos tubos de aço carbono galvanizados na construção civil, a fim de evitar problemas ligados ao processo corrosivo. 

Por fim, saiba que os tubos de aço carbono galvanizado podem ser a fogo ou eletrolítico (zincado a frio), com pontas lisas ou biseladas, com rosca BSP ou NPT fornecida em barras de 6 mts (outros comprimentos sob consulta com a empresa escolhida). 

Esse tipo de tubo é comumente utilizado para condução de fluidos, estruturas metálicas, postes de luz e alambrados.

Tubos com costura e sem costura

Podemos dizer que os tubos de aço com costura são feitos a partir de uma chapa de metal. Em contrapartida, os tubos sem costura dependem de cilindros que são aquecidos e ficam ocos, para que dessa forma possam ser perfurados posteriormente.

Os tubos com costura apresentam essa característica porque passam processo de soldagem. Já os tubos sem costura não são soldados, garantindo, assim, uma superfície lisa e sem junções.

Onde comprar tubos para construção civil?

É possível comprar tubos para construção civil em uma empresa/distribuidora especializada.

Ela ficará encarregada de atender a demanda dos clientes, adequando-se às diferentes necessidades e demandas. 

A Aparecida Tubos, por exemplo, fornece todos os tipos de tubos citados ao longo deste artigo, entregando itens com alta qualidade e sob encomenda. 

Para ler mais artigos como este, acompanhe nosso blog.