Válvula esfera: conheça os melhores modelos e as aplicações mais comuns
Válvula esfera: conheça os melhores modelos e as aplicações mais comuns
6 de dezembro de 2021
Tubo de aço A500
Tubo de aço A500: conheça as características
15 de dezembro de 2021

O que é aço inoxidável?

O que é aço inoxidável?

Saiba exatamente o que é aço inoxidável e entenda porque é um material tão bem avaliado no mercado

O aço inoxidável é um dos materiais mais comuns no mercado, atualmente. Isso se deve principalmente às suas características, que oferecem uma série de benefícios. Apesar de ser bastante popular, você sabe exatamente o que é um aço inoxidável?

O aço inoxidável é um material frequentemente utilizado no setor industrial, sobretudo na produção de peças e produtos mais resistentes e duráveis, como válvulas, tubos e muitos outros itens. 

Pensando na importância desse material, no artigo de hoje falaremos mais sobre o inox e suas características e vantagens. Confira! 

O que é aço inox?

O aço inoxidável é uma liga metálica composta de ferro, cromo, carbono e níquel, sendo conhecido por ser bastante resistente à corrosão e ao calor.

A resistência à oxidação e corrosão do inox se deve à presença do cromo. Afinal, trata-se do elemento responsável por reagir com o oxigênio, de maneira a formar uma fina camada superficial que protege contra o surgimento da ferrugem. 

A fim de criar um material personalizado para cada aplicação, outros elementos podem fazer parte de sua composição, modificando e até mesmo melhorando suas características básicas, como o silício, titânio, nióbio, molibdênio, cobalto, boro e o nitrogênio.

Aplicações do aço inoxidável

O aço inox pode ser utilizado em peças dos mais diversos tipos, desde acessórios industriais até eletrodomésticos. 

Por exemplo, é muito comum indústrias dos mais diversos setores investirem em itens como válvulas e tubos em aço inox, sobretudo pela maior longevidade, que está ligada diretamente com o fator anticorrosivo que esse material proporciona. 

A grande diversidade nas aplicações do aço inox só mostra o quanto esse material é bem avaliado no mercado. 

Vantagens do aço inox

A grande utilização do aço inox na fabricação de diferentes produtos é ditada, claro, pelas suas inúmeras qualidades, as quais podemos listar:

  • Resistência à oxidação e corrosão;
  • Fácil limpeza;
  • Aparência higiênica e brilhante;
  • Material higiênico;
  • Baixo custo de manutenção;
  • Resistência a variação de temperatura;
  • Resistência a altas temperaturas;
  • Excelente custo-benefício;
  • Material inerte;
  • Material reciclável.

Agora que você sabe exatamente o que é o aço inoxidável, com certeza fica mais fácil compreender o motivo por trás do sucesso do inox no mercado. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Aparecida Tubos para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!