O tubo de aço galvanizado enferruja?
O tubo de aço galvanizado enferruja?
19 de novembro de 2021
Descubra quais são os modelos de flanges e suas aplicações 
Descubra quais são os modelos de flanges e suas aplicações 
2 de dezembro de 2021

Purgadores: o que são e quais suas aplicações

Purgadores: o que são e quais suas aplicações

Purgadores: o que são e quais suas aplicações

Todo e qualquer sistema de tubulação deve contar com equipamentos que otimizam seu funcionamento, como é o caso dos purgadores, que são utilizados para eliminar condensado dos tubos que transportam vapor ou ar comprimido. 

Por conta da importância desse dispositivo, é essencial conhecer tudo sobre ele, a fim de entender seu papel em um eficiente sistema de tubulação. 

O que são purgadores?

O purgador é um equipamento mecânico utilizado para eliminar determinado fluido de um líquido ou gás que não deveria estar presente em uma tubulação, uma vez que sua presença interfere no funcionamento adequado do sistema.

Tenha em mente, portanto, que os purgadores são equipamentos utilizados para eliminar condensado das tubulações que transportam vapor ou ar comprimido. 

Agora, você pode se perguntar: o que é condensado?

Saiba que quando a energia do vapor é aproveitada, parte do vapor se condensa. De modo simples, então, podemos dizer que o condensado é o “suor” de vapor que foi colocado em funcionamento. 

Comumente, o aparecimento de condensado em tubulações de vapor pode acontecer por conta da perda de calor para o meio ambiente, bem como pelo arraste de gotículas quando o vapor não for totalmente saturado.

Por fim, saiba que o condensado (água) é inevitável quando um sistema de vapor está em funcionamento. Porém, ele precisa ser retirado do sistema para que o vapor possa continuar realizando seu trabalho. Nesse momento, entra em cena o purgador!

Existem diversos modelos de purgador no mercado, como:

  • Purgadores bimetálicos;
  • Purgadores balde invertido;
  • Purgadores eletrônicos;
  • Purgadores termostático;
  • Purgadores de bóia;
  • Purgadores termodinâmicos.

Onde comprar purgadores?

Você pode comprar purgador em empresas especializadas no fornecimento desse tipo de produto, como a Aparecida Tubos, que é referência em tubulações e acessórios industriais em São Paulo e região. 

Somente com o suporte de uma empresa como a Aparecida você tem a certeza de que irá adquirir o purgador ideal para sua necessidade. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Aparecida Tubos para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!