Tubo mecânico VMEC 134 AP: o que é e como utilizá-lo? 
Tubo mecânico VMEC 134 AP: o que é e como utilizá-lo? 
28 de setembro de 2021
Sprinkler: como funciona e qual sua importância 
Sprinkler: como funciona e qual sua importância 
5 de outubro de 2021

Tubos de aço de condução: conheça as vantagens e características

Tubos de aço de condução: conheça as vantagens e características

Tubos de aço de condução: conheça as vantagens e características

Tubos são produtos que são desenvolvidos para as mais diversas aplicações, sendo comum em diferentes estruturas e edificações. Hoje, falaremos sobre um dos modelos mais populares: os tubos de aço de condução.

Saiba, então, que os tubos de aço de condução são desenvolvidos para atender a demanda do mercado por tubulações capazes de conduzir adequadamente diferentes tipos de fluidos, de gases até líquidos. 

Atualmente, os tubos para condução são regidos por duas importantes normas, que determinam quais materiais podem ser conduzidos através destes tubos. Estamos falando da Norma NBR 5580 e a NBR 5590. Que tal conhecermos mais sobre elas? 

Norma NBR 5580

De acordo com a Norma NBR 5580/2015, os tubos de aço de condução devem ser construídos para condução dos seguintes fluidos não corrosivos, como:

  • Água;
  • Ar comprimido;
  • Ar condicionado;
  • Vapores;
  • Gás.

De acordo com esta norma em vigência, os tubos de aço de condução que seguem a NBR 5580 são destinados para instalações residenciais e comerciais. 

Além disso, como característica, esses tubos não podem conduzir fluidos que ultrapassem os 200 graus de temperatura. 

Norma NBR 5590

Já a NBR 5590/2015 a exigência é maior para os tubos de aço de condução. Afinal, ela é destinada especificamente para a instalação de redes de tubos de condução para instalações industriais, para usinagem e outras aplicações mecânicas. 

Via de regra, trata-se de um tipo de tudo destinado para redes de condução de fluidos com altos requisitos de qualidade, podendo conduzir:

  • Água;
  • Ar comprimido;
  • Ar condicionado;
  • Vapores;
  • Gases.

Para entender melhor a aplicação dos tubos de aço para condução, saiba que são comumente utilizados em tubulações de rede de incêndio, tubos de passagem de óleos industriais e fluidos não corrosivos.

Confira alguns dos parâmetros a serem testados para definir se o tubo segue a NBR 5590:

  • Graus de tubo a serem testados (A e B);
  • O diâmetro nominal e a classe ou pelo número do schedule;
  • A composição de sua massa;
  • A tolerância de diâmetro. Diâmetro nominal 40 ou menor, a tolerância é de +- 40mm. Para diâmetros 50 ou menor, a tolerância é de 1%.

E não para por aí, uma vez que, pelo fato de ter um uso mais profissional, os tubos de aço para condução, pela NBR 5590, podem receber o tratamento térmico e acabamento pela galvanização a fogo. 

A norma condiciona a venda dos tubos a realização de uma série de ensaios e análises que verifica a composição química, a tração, segundo a norma ASTM A370; o dobramento, seguindo a mesma norma de tração; o ensaio de achatamento, a pressão hidrostática, o acabamento e a proteção por zinco.

Se cumprir todos estes requisitos, o produto é aprovado, certificado e liberado para venda.

Tubos de aço de condução: vantagens

Como é possível perceber, os tubos de condução são bastante versáteis, podendo ser aplicados desde usos mais simples até os mais complexos. 

Além disso, são tubos resistentes e duráveis, já que são feitos de aço, um das ligas de ferro mais confiáveis e robustas do mercado. 

Portanto, ao investir em tubos de aço de condução, você tem a certeza que está adquirindo produtos de alta qualidade, seja pelo material de primeira linha ou por serem certificados por importantes normas. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Aparecida para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!