O que você precisa saber antes de escolher tubos de aço
O que você precisa saber antes de escolher tubos de aço
13 de outubro de 2020
O que são tubos trefilados?
O que são tubos trefilados?
19 de outubro de 2020

Tubos de inox: quais as propriedades

Tubos de inox: quais as propriedades

Entenda quais são as propriedades dos tubos de inox

Os tubos são itens muito comuns em diferentes setores, desde o segmento industrial até o residencial. Entre os modelos mais comuns, destacam-se os tubos de inox, cuja aplicação é cada vez mais requisitada. 

A popularidade dos tubos de inox se deve às suas propriedades, que oferecem inúmero benefícios, independentemente da forma como é empregado.

Por isso, se você tem curiosidade sobre as propriedades, benefícios e aplicações dos tubos de inox, saiba que ao longo deste artigo falaremos sobre todas esses temas, de maneira a ajudá-lo a compreender a importância desse tipo de tubo. 

Tubos de inox: quais as propriedadesTubos de inox: quais as propriedades

Os tubos de inox tem como principal propriedade sua estrutura em aço inoxidável. Esse tipo de material é composto por ligas de ferro (Fe), carbono (C) e cromo (Cr). 

Em sua estrutura, encontram-se também outros elementos metálicos, porém o cromo é tido como o principal responsável por oferecer elevada resistência à corrosão.

Por conta dessas características, os tubos de inox são empregados em muitos setores, culminando em uma produção em larga escala. 

Além disso, devido a boa resistência a impactos, ao calor e ao frio em excesso, o tubo de aço inox tornou-se conhecido pela ótima versatilidade e aplicabilidade. 

Principal característica dos tubos de inox: resistência a corrosão

Um dos principais motivos que levam à preferência pelos tubos de inox tem relação com sua excelente resistência à corrosão.

Esse processo se dá através dos metais que constituem os aços inoxidáveis, que reagem com bastante facilidade a eventuais “problemas e ataques” à sua estrutura, como o surgimento da ferrugem. 

O cromo, em particular, é o grande responsável por possibilitar a formação de filmes que protegem essas ligas desse tipo de problema. 

Esse fenômeno pelo qual o metal ou a liga deixam de ser corroídos é a principal características dos tubos de aço inox, tornando-os itens fundamentais em aplicações onde ficarão expostos ao processo de ferrugem, principalmente. 

Benefícios dos tubos de aço inox

Os tubos de aço inox oferecem inúmeras vantagens, como seu excelente custo-benefício, aliando ótima funcionalidade com um investimento relativamente baixo. 

E não para por aí, pois os tubos de aço inoxidável são conhecidos por serem bastante maleáveis, com ótima flexibilidade e moldagem (podem ser encomendados com costura e sem costura), e facilidade nos processos de soldagem, estampagem, dobramento, curvamento, corte, entre outros. 

Por fim, os tubos de aço inox oferecem outras vantagens, como sua elevada durabilidade, limpeza e manutenção fáceis, ótimo apelo estético e ajuda a preservar o meio ambiente (pode ser 100% reciclado).

Tubos de Inox: uma opção cada vez mais interessante

Devido às propriedades dos tubos de inox, trata-se de um produto confiável, com boa aplicação no setor industrial e da construção civil, com ótimo excelente custo-benefício. 

Conhecendo mais sobre esse tipo de tubo, fica, portanto, mais fácil compreender seu sucesso e representatividade no mercado. 

Para ler mais artigos como este, acompanhe o blog da Aparecida Tubos.