Sprinkler: como funciona e qual sua importância 
Sprinkler: como funciona e qual sua importância 
5 de outubro de 2021
Tubo de aço galvanizado
Tubo de aço galvanizado: Por que utilizar?
13 de outubro de 2021

Flanges de aço inox: vantagens e características

Flanges de aço inox: vantagens e características

Flanges de aço inox: vantagens e características

Conheça mais sobre os flanges de aço inox e suas principais vantagens e características

Os flanges de aço inox são itens comumente aplicados no setor industrial, sendo muito importantes para fazer sistemas de tubulações funcionarem adequadamente, facilitando o dia a dia e evitando uma série de problemas. 

Por ser uma peça tão importante, neste artigo falaremos mais sobre os flanges de aço, especialmente os modelos feitos em inox. 

O que são flanges de aço inox e quais suas características?

Os flanges de aço inox são elementos conhecidos por unir dois componentes de um sistema de tubulações, permitindo que estes sejam desmontados sem operações destrutivas. 

Como característica, os flanges em inox são feitos a partir de um aço muito robusto, confiável e resistente, sendo montados em pares e, geralmente, unidos por parafusos, de modo a manter a superfície de contato entre dois flanges sob força de compressão, vedando, portanto, a conexão. 

Flanges de aço inox: vantagens e características

Uma conexão bem vedada, claro, evita uma série de problemas, tais como vazamentos, que podem, eventualmente, comprometer o sistema e até mesmo causar acidentes. 

Além disso, os flanges possuem alta resistência (os modelos em inox possuem ainda mais resistência, uma vez que são anticorrosivos) e contam com um formato redondo, conforme padronização de normas. 

Com isso, caso você adquira flanges de fabricantes/marcas diferentes, ainda sim serão compatíveis uns com os outros, devido justamente à padronização, que facilita o trabalho de conexão com tubos, válvulas e outros equipamentos.

Ou seja, os flanges são dispositivos primordiais em sistemas de tubulações que prezam pela eficiência, qualidade e profissionalismo. 

Por que optar pelos flanges em inox?

O aço inoxidável é uma liga de ferro que conta em sua composição com outros materiais, como níquel, por exemplo, de maneira a possuir características superiores ao aço comum. 

Com isso, esse tipo de aço adquire mais resistência e durabilidade, podendo ser, inclusive, utilizado em aplicações mais amplas, uma vez que se trata de um aço que não sofre oxidação ou corrosão. 

Isto é, o inox é um material anticorrosivo, que pode ser, portanto, utilizado em ambientes e aplicações mais amplas, até mesmo as expostas a intempéries. 

Logo, podemos entender melhor o porquê dos flanges de aço inox serem tão utilizados e comuns. Afinal, trata-se de um dispositivo que pode ser usado em aplicações expostas a fatores que contribuem para corrosão, como contato com vapores, umidade, intempéries, fluidos em geral e muito mais.

Em suma, com os flanges de aço, você tem um item ideal para tubulações e que, ao mesmo tempo, é anticorrosiva. 

Gostou do artigo sobre flanges de aço inox e suas vantagens? Então, acompanhe o blog da Aparecida Tubos para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!