Onde comprar equipamentos contra incêndio?
Onde comprar equipamentos contra incêndio?
2 de maio de 2022
Onde comprar metalon?
Onde comprar metalon?
11 de maio de 2022

O que é a Norma NBR 6591?

O que é a Norma NBR 6591?

A fabricação de tubos é um processo bastante complexo, que envolve uma série de etapas e normas a serem seguidas. Entre as mais comuns, podemos destacar a NBR 6591. 

A Norma NBR 6591 é muito importante para as empresas que trabalham com a fabricação de tubos de aço, uma vez que ela tem como objetivo fixar as características e medidas dos tubos de aço carbono, soldados pelo processo de resistência elétrica ERW (Electric Resistance Welded). 

Saiba que esse tipo de tubulação também é conhecido como tubo de seção circular, quadrada, retangular e especial para aplicações industriais em geral.

Conheça mais sobre essa norma

Tenha em mente que a norma especifica as dimensões, tolerâncias, ensaios mecânicos (como achatamento e alargamento) e demais características específicas deste tipo de tubo, bem como as condições de inspeção que devem ser submetidas.

De acordo com a NBR 6591, os tubos de aço podem seguir as categorias laminado a quente, laminado a frio ou laminado revestido. 

Além disso, o acabamento do material pode variar entre opções com ou sem revestimento. A norma também permite tubos de aço galvanizados por imersão a quente, tubos de aço pré-revestidos com o cordão de solda metalizado e tubos de aço pré-revestidos com o cordão de solda sem metalização.

A importância da NBR 6591

A norma 6591 é importante para garantir a fabricação de produtos seguros e confiáveis para os diferentes projetos em que serão inseridos, nos mais diversos segmentos, incluindo: construção civil, tubos industriais, itens de arquitetura, entre outros. 

É sempre válido ressaltar que a composição química do aço precisa atender a alguns critérios. 

Saiba, então, que a composição química do aço deve atender a seguinte especificação:

  • Carbono (C): 0,23% máx;
  • Manganês (Mn): 1,00% máx;
  • Fósforo (P): 0,04% máx;
  • Enxofre (S): 0,05% máx.

Vantagens da Norma NBR 6591

Como dito, os tubos de aço são tipos de tubulação essenciais na construção civil e elaboração de diferentes projetos. Trata-se de um item presente em nosso cotidiano em grandes obras, estádios, itens de decoração, equipamentos de academia, tubulações e muito mais. 

Ao adquirir tubos de aço que seguem o padrão da NBR 6591, o comprador tem a segurança de que o produto é confiável, especialmente porque passou por rigorosos testes de qualidade, com certificação de segurança. Por esse motivo, contam com resistência, durabilidade e segurança. 

Gostou de conhecer o que é a Norma NBR 6591? Então, acompanhe o blog da Aparecida Tubos para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!