Conexões e Tubos
Tudo que você precisa saber sobre Conexões de Tubos
13 de setembro de 2018
Tubos de aço inox em Sorocaba
Diâmetro de tubos de aço ideal
21 de setembro de 2018

Como funciona a fabricação de tubos de aço

tubos de aço em Porto Alegre

Os tubos de aço são utilizados em diversos locais, seja para a estética visual do ambiente, instalações hidráulicas e muitas outras opções. É também utilizado em móveis como mesa e cadeiras, além de portões e mais inúmeros itens. Porém, você já parou pra pensar como esse tipo de tubo é produzido? Nesse post, você entenderá um pouco mais sobre como funciona a fabricação de tubos de aço.

Tubos de aços
Existem duas forma distintas de realizar a fabricação dos tubos, sendo elas, com costura e sem costura.

O tubo de aço com costura  é feito por uma ferramenta que promove uma dobra da chapa de aço em sua própria volta. Essa ferramenta se chama calandra. Depois dessa etapa, o tubo formado irá passar por um processo de soldagem, para juntar as suas duas extremidades. A fabricação de tubos de aço desse tipo são usados como componentes de transmissão, ideais para ferramentas de perfuração.
Outro setor que utiliza e muito os tubos com costura é a indústria de automóveis. Além de indústrias agrícolas, móveis, produtos de manutenção e equipamentos.

Já o sem costura consiste em um processo em que o tarugo, pedaço de cilindro altamente maciço sofre aquecimento. Após essa etapa, o miolo do material passa por um resfriamento e depois é desprendido, criando-se uma casca. O tubo de aço sem costura não é soldado, o que o torna ideal para canalizar materiais que provocam pressão.
Ele é bastante usado em projetos e peças que exigem o máximo de confiança quando o assunto é aplicação de pressão de óleos e vapores, como em pistões hidráulicos e também caldeiras.

A diferença entre esses dois tipos de aço se deve à facilidade de limpeza. Enquanto o tubo com costura possui mais facilidade em ser limpo e um ótimo custo benefício, o sem costura conta com mais resistência sob pressão de vapor e óleo.

Tubos de aço diversos

Como saber se os tubos são de boa qualidade?

Apesar de suas diferenças, o processo para avaliar a qualidade tanto do tubo com costura, quanto do sem costura é o mesmo. Isso pode ser feito através de medidores de raio-x o cilindro é regulado de acordo com a sua espessura adequada. Um deles é movido para um tubo de aço de tamanho e formato estabelecido. Já o outro medidor é responsável pelo aço que está sendo produzido.  Após esse processo, ele estará pronto para o uso.

Seja para qual for o segmento, a Aparecida Tubos trabalha com a fabricação de tubos de aço há anos e é uma excelente opção para quem procura por itens nesse segmento. Trabalhamos com seriedade, sempre atendendo sua cartela de clientes com exatidão e rapidez.

Agora você já sabe como funciona a fabricação de tubos de aço. Caso tenha alguma dúvida sobre qual escolher de acordo com sua necessidade, deixe nos comentários e iremos lhe responder. Se quiser saber mais dicas, confira nosso blog.