usar tubos de aço carbono
Principais motivos para usar tubos de aço carbono
1 de junho de 2021
valvula borboleta
Conheça mais sobre a válvula borboleta
1 de junho de 2021

Diferenças entre tubos de aço carbono e de aço galvanizado

Diferenças entre tubos de aço carbono e de aço galvanizado

Saiba quais as diferenças entre os tubos de aço e os tubos galvanizados; conheça as características de cada um deles

Os tubos de aço carbono e os tubos galvanizados estão entre os modelos mais populares no mercado, sendo considerados dois dos tipos de tubos mais utilizados. Mesmo sendo bastante aplicados em diversos projetos, ainda existem muitas dúvidas acerca da diferença entre o aço carbono e aço galvanizado nas tubulações. 

Pensando em como é importante saber as diferenças entre ambos os modelos, no artigo de hoje você irá conhecer mais sobre esses tubos, de modo a ficar por dentro também de suas características, vantagens e particularidades.

Tubo de aço carbono

Diferenças entre tubos de aço carbono e de aço galvanizado

Os tubos de aço carbono são conhecidos por possuírem uma alta resistência a tratamentos térmicos. Além disso, é importante ressaltar que os produtos feitos com aço carbono contam com diferentes especificações, variando de acordo com a quantidade de carbono utilizada na fabricação da peça. 

Dessa forma, pode-se encontrar no mercado tubos em aço carbono com 0,30% de aço carbono, com 0,60%, ou ainda com 1,00%.

Tubos galvanizados

Os tubos galvanizados são desenvolvidos com a finalidade principal de proteger os mais diversos tipos de condutores, como fios e cabos que passam eletricidade; ou conduzir fluidos, tais como água e elementos químicos.

Esse tipo de tubo passa pelo processo de galvanização – que dá nome ao tubo -, tratando-se de um processo bem simples e rápido, que pode ser realizado de duas formas.

Basicamente, os tubos podem ser galvanizados a fogo, processo este que submete o tubo a banhos de zinco em alta temperatura, para assegurar a uniformidade interna e externa da peça.

Outra possibilidade é a galvanização a frio, processo em que o tubo recebe um banho de zinco apenas na parte externa da peça.

Diferença entre tubo aço carbono e tubo aço galvanizado

A grande diferença entre os tubos de aço carbono e aço galvanizado está na resistência à corrosão. 

Ambos os tipos de tubo possuem resistência à corrosão. Todavia, os modelos galvanizados adquirem uma camada protetora maior, colocando-os como opções mais seguras e confiáveis em aplicações em que a superfície está sujeita à oxidação e ferrugem.

Ambos os tubos são eficientes, duráveis, resistentes, robustos e versáteis, diferenciando-se apenas pelo fato de o tubo galvanizado ter uma superfície anti corrosiva. 

Em suma, podemos dizer que o tubo de aço carbono é composto por ferro e carbono, podendo sofrer com os impactos da corrosão. Enquanto isso, os modelos galvanizados são  tubos que passam pelo banho de zinco, garantindo, assim, que tenham muito mais resistência e durabilidade.

Tubo de aço carbono ou tubo de aço galvanizado: entenda sua necessidade e escolha o melhor!

Saiba que os dois tipos de tubos são ótimas escolhas. Basta apenas você entender quais são suas necessidades, de modo a escolher o melhor modelo para cada aplicação. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Aparecida Tubos para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!