Diferenças entre tubos de aço carbono e de aço galvanizado
Diferenças entre tubos de aço carbono e de aço galvanizado
1 de junho de 2021
tipo de tubo para condução de líquidos
Qual o melhor tipo de tubo para condução de líquidos?
1 de junho de 2021

Conheça mais sobre a válvula borboleta

valvula borboleta

Descubra o que é uma válvula borboleta e saiba onde comprá-la

Atualmente, existem uma série de equipamentos e dispositivos importantes para o setor industrial, como é o caso das válvulas. Para atender a demanda do setor, foram desenvolvidos diversos tipos de válvulas, visando atender necessidades específicas de cada aplicação. Entre os modelos mais populares está a válvula borboleta. 

A válvula borboleta é um tipo de válvula utilizada comumente para isolar ou regular a vazão de uma rede. 

Devido às suas especificidades, esse modelo de válvula ganhou bastante espaço no mercado. Pensando, então, em como se tornou popular e importante, no artigo de hoje falaremos mais sobre a válvula borboleta, suas características, vantagens e onde você pode comprá-la. 

O que é uma válvula?

Antes de falarmos mais sobre as válvulas borboletas, é muito importante conhecermos o conceito geral de uma válvula. 

valvula borboleta

Saiba que uma válvula é um dispositivo que regula, direciona ou controla o fluxo de um determinado fluido, que funciona por meio da abertura, fechamento ou obstrução parcial de passagens. Apesar de serem tratadas como uma categoria separada, as válvulas são tecnicamente acessórios. 

Conheça mais sobre a válvula borboleta

Agora que sabemos o conceito de uma válvula, conheceremos mais sobre a válvula borboleta. 

A válvula borboleta, como já dissemos, foi desenvolvida para isolar ou regular a vazão de uma rede. O elemento de vedação presente nesse tipo de válvula tem o formato de um disco, e seu acionamento pode ser realizado de duas diferentes maneiras: manualmente ou por mecanismos hidráulicos/pneumáticos.

O modelo de válvula borboleta permite um fechamento rápido. Além disso, trata-se de um dispositivo conhecido pelo preço mais em conta, especialmente quando o comparamos a outros modelos. 

Quanto à característica, a válvula borboleta é leve, fazendo com que seja preciso suportes mais simples e ocupando menos espaço, sobretudo comparada às válvulas gavetas ou globo. 

No que se refere à sua composição, o disco está posicionado no centro da válvula. Existe também uma haste que atravessa de um lado a outro, conectada a um atuador do lado de fora da válvula. 

A rotação do atuador faz o disco girar para uma posição paralela ou perpendicular ao fluxo. Ao contrário de uma válvula esfera, o disco está sempre presente dentro do fluxo, portanto uma queda de pressão é sempre induzida no fluxo, independentemente da posição da válvula.

Aplicações comuns

Atualmente, as válvulas borboleta são comumente usadas nos mais diversos mercados, como geradores de energia, indústria alimentícia, papel e celulose, saneamento e tratamento de efluentes e muitos outros. 

Devido a todas as características citadas, a válvula borboleta conta com princípio simples, fácil utilização e baixa manutenção, o que explica seu uso em larga escala.

Onde comprar válvula borboleta?

A válvula borboleta pode ser comprada em empresas, fornecedores e distribuidores especializados em acessórios industriais, como é o caso da Aparecida Tubos. 

Para escolher uma empresa confiável, é preciso filtrar bem as opções, levando em consideração diversos fatores, como experiência, localização, catálogo de produtos, variedade de dispositivos e muito mais. 

Analisando tudo isso, não se esqueça de solicitar um orçamento, a última etapa para enfim comprar válvula borboleta. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Aparecida Tubos e leia mais conteúdo como este. Até a próxima!