Tubos de condução: o que são? 
Tubos de condução: o que são? 
7 de maio de 2021
Diferenças entre tubos de aço carbono e de aço galvanizado
Diferenças entre tubos de aço carbono e de aço galvanizado
1 de junho de 2021

Principais motivos para usar tubos de aço carbono

usar tubos de aço carbono

Hoje em dia podemos encontrar no mercado uma vasta e ampla gama de tubulações, cada uma delas desenvolvida para aplicações específicas, atendendo às respectivas necessidades e demandas. Neste artigo, porém, falaremos mais sobre um tipo de tubo em especial: os tubos de aço carbono. 

Os tubos de aço carbono são bastante populares, sendo comuns em diferentes ambientes, desde aplicações na construção civil até na área industrial. Apesar de ser popular, esse modelo de tubo ainda gera muitos questionamentos e dúvidas. 

E você, sabe quais os principais motivos para usar tubos de aço carbono? As vantagens que ele oferece? 

Fique tranquilo, pois essas e outras perguntas serão respondidas a seguir. Confira! 

Descubra o que são tubos de aço carbono

Antes de mais nada, é importante saber exatamente o que é um tubo de aço carbono, de modo a entender, assim, suas vantagens. 

usar tubos de aço carbono

Saiba, então, que o aço carbono é uma liga metálica que dispõe de 0,008% a 2,11% de concentração de carbono em sua composição. Como resultado, o aço alcança um nível tão elevado de resistência que permite que esse material seja usado em grande escala nas mais diversas aplicações.

Em uma outra definição, podemos dizer que o aço carbono é a composição da liga que confere ao aço o seu nível de resistência mecânica. 

É sempre importante dizer que a quantidade de Carbono define a classificação do aço: o baixo carbono possui no máximo 0,30% do elemento; o médio carbono apresenta de 0,30 a 0,60% e o alto carbono possui de 0,60 a 1,00%.

Todas essas características definem a resistência dos tubos, explicando porque são tão populares em diferentes áreas e aplicações. 

Por fim, saiba que os tubos podem ser utilizados para conduzir líquidos e gases, servem também como estruturas para andaimes e podem ser vistos em sistemas hidráulicos e oleodutos.

Motivos para você usar os tubos de aço carbono

Conheça agora alguns dos principais motivos para você optar pelos tubos de aço carbono em seu projeto. 

Tenha em mente então que um dos motivos que levam as pessoas a comprar os tubos de aço carbono está relacionado ao fato de que se trata de um produto altamente resistente e durável. 

Os tubos de aço carbono podem ser utilizados em construções mais simples, como casas, até projetos mais complexos e grandiosos, que exigem mais durabilidade e rigidez, como sobrados, prédios, escolas, hospitais, aeroportos e até mesmo estádios de futebol. 

Outro motivo que leva à escolha pelo tubo de aço carbono tem ligação com sua versatilidade. Sim, o aço carbono é um material extremamente versátil, podendo ser utilizado nas mais diversas aplicações, adaptando-se perfeitamente ao que cada um precisa. 

Afinal, pode-se utilizar esse tipo de tubo desde aplicações voltadas à condução de líquidos até aplicações estruturais. 

usar tubos de aço carbono

Não é à toa que estamos falando de um dos tubos mais populares no mercado, não é mesmo? 

Por último, outro grande motivo para optar pelo tubo de aço carbono está relacionado à afirmação de que eles são leves e precisos. 

Isso porque são construídos de forma a obter um resultado liso e sem reentrâncias, garantindo que, na maioria das aplicações, não haja comprometimento de resistência.

Tubos de aço carbono: motivos não faltam para usá-lo

Agora que conhece alguns dos principais motivos para usar tubos de aço carbono, sem dúvida fica mais fácil optar por esse tipo de tubo. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Aparecida Tubos e leia mais conteúdo informativo como este. Até a próxima!