Conheça as vantagens dos tubos de aço carbono com costura
Conheça as vantagens dos tubos de aço carbono com costura
11 de novembro de 2021
O tubo de aço galvanizado enferruja?
O tubo de aço galvanizado enferruja?
19 de novembro de 2021

Tubulação de incêndio predial: como escolher?

Tubulação de incêndio predial: como escolher?

A tubulação de incêndio predial é essencial e obrigatória em todas as edificações. É sempre bom ter em mente, porém, que não é qualquer tipo de tubo que serve para rede de incêndios. Ou seja, é preciso escolher um tipo de tubulação especial para essa finalidade. 

O mercado está repleto de tubos à disposição, mas somente um modelo em especial serve como tubo para rede de incêndio. Trata-se do tubo de aço galvanizado. 

Tubo de aço galvanizado e a rede de incêndio

A tubulação de uma rede de incêndio deve ser feita com tubos de aço que obedeçam às normas NBR 5580 e NBR 5590, nesse caso, os tubos de aço galvanizado. 

Essas normas estão encarregadas de determinar os padrões de qualidade de tubos de aço carbono, tubos de aço pretos e tubos de aço galvanizados, todos para aplicações na condução de fluidos, incluindo os que não são corrosivos, como a água.

Para aplicação em sistema de incêndio, a escolha dos tubos de aço carbono galvanizados se deve ao fato de que apresentam resistência superior, baixa manutenção e concordância com as normas técnicas. 

Utiliza-se os tubos de aço galvanizados para melhores resultados,  pois, além de possuírem diâmetros e espessuras específicas e pré-determinados, são tubulações mais resistentes e duráveis.

Por conta de tudo isso, o tubo de aço galvanizado é tido como o modelo ideal para ser usado como tubulação de incêndio predial. 

Tubo de aço galvanizado: vantagens e características

O tubo de aço galvanizado é o melhor modelo para tubulação de incêndio predial por conta de suas propriedades e características. 

Tenha em mente que o tubo de aço carbono por si só já é bastante resistente e durável, sobretudo pela sua composição, uma vez que consiste em uma liga metálica que dispõe de 0,008% a 2,11% de concentração de carbono, de modo a adquirir um nível elevado de resistência.

Por isso, ao passar pela galvanização, o tubo fica ainda mais robusto, adquirindo, inclusive, maior resistência à corrosão e oxidação, o que é muito importante para tubulações de rede de incêndio, já que elas estão em contato direto com líquidos. 

O processo de galvanização é caracterizado pela aplicação de uma camada de proteção de zinco, que é um material anticorrosivo aplicada no metal. Com isso, portanto, o tubo fica mais protegido e, por consequência, tem sua vida útil aumentada. 

Onde comprar tubulação de incêndio predial?

Você compra tubulação de incêndio predial em empresas especializadas no fornecimento de tubos. A dica é escolher um local profissional, experiente e que coloque à disposição produtos de alta qualidade, que sigam todas as normas. 

Nesse caso, conheça a Aparecida Tubos, referência em tubulação de incêndio predial, disponibilizando o que há de mais confiável para os projetos de rede de incêndio. 

Gostou do artigo sobre tubulação de incêndio predial? Então, acompanhe o blog da Aparecida Tubos para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!