A importância dos equipamentos contra incêndio
A importância dos equipamentos contra incêndio
11 de setembro de 2018
tubos de aço em Porto Alegre
Como funciona a fabricação de tubos de aço
18 de setembro de 2018

Tudo que você precisa saber sobre Conexões de Tubos

Conexões e Tubos

Em uma instalação hidráulica, é extremamente importante ter ciência de todos os equipamentos que serão utilizados na hora do serviço. Precisamos conhecer o tipo de material que deve ser utilizado, o modelo específico das conexões de tubos e muitas outras informações. Deste modo, podemos obter informações que podem ser extremamente importantes para um serviço hidráulico bem elaborado.

Pensando nisso, trouxemos um post sobre os principais tipos de conexões de tubos, para que você tenha total e pleno conhecimento na hora de realizar a sua manutenção hidráulica de forma correta. Vale lembrar que, caso não possua conhecimento nesse tipo de serviço, recomendamos que conte com a ajuda de profissionais especializados. Com isso, você terá a garantia de um ótimo serviço.

 

Conexões Tubulares

Conheça os tipos de Conexões de Tubos

Tendo conhecimento dos diferentes tipos de conexões tubulares presentes no mercado atualmente, você poderá escolher o modelo ideal para a sua necessidade. É importante lembrar que cada conexão tem uma indicação e um uso específico. Portanto, é muito importante saber todas as diferenças entre os modelos.

Conexões de ferros

Também conhecidas como conexões em ferro cinzento, esse tipo de conexão é utilizado em construções residenciais e prediais. Sendo indicados para tubulações de águas frias ou quentes e tubulação para gases. Esse tipo é extremamente versátil, tendo sua operação resiste a agressões químicas de fluídos. Assim torna-se altamente resistente a corrosão e agressão, que são processos naturais que podem ser evitados. Devido à sua alta durabilidade, essas conexões de tubo de ferro são utilizados em redes de tratamento de esgotos, empresas de saneamento, redes de incêndio e muito mais.


Conexões de aço carbono

Utilizados para diversos segmentos e setores, as conexões de aço carbono servem para manutenção, construção e até mesmo ampliação de novas plantas. Possui diversas características vantajosas, como o transporte de fluídos, sejam sólidos, líquidos ou gasosos, além de terem um baixo custo. Geralmente, essas conexões de tubos são mais utilizadas em indústrias petrolíferas, químicas, usinas de álcool e açúcar, dentre outras. Extremamente indicado para locais com fluidos agressivos.

 

Conexões de PVC

Talvez o mais comum e utilizado em projetos hidráulicos residenciais, as conexões de PVC conseguem suportar temperaturas de até 25 C° e possui um fácil manuseio. Porém, um dos grandes problemas nesses tipos de conexões de tubos não é com o material em si, mas com a falta de cuidado ao utilizá-lo, seja na instalação ou na soldagem. Por isso, é recomendável realizar o teste de estanqueidade, conforme exigido pela norma ABNT NBR 5626/98.
Os tubos de PVC são bastante procurados para utilização em obras diversas e, principalmente, em projetos residenciais.

Tubos e conexões em pvc

Conexões em aço Inox

A principal vantagem desse tipo de conexão é a sua capacidade de suportar a oxidação, podendo ser utilizado em diversos locais como sistemas sanitários. Existem diversos tipos de modelos que podem ser utilizados.

 

Conexões CPVC

Semelhante ao PVC, essas conexões são indicadas tanto para água fria, como também para água quente, podendo suportar até 80 C°. Suas soldagens são realizadas a frio, tendo um sistema de instalação mais prático em comparação a outros tipo de conexões de tubos. Neste caso, podemos citar o cobre.

Conexões de Cobre

Um dos mais resistentes que existe, a conexão de cobre possui um longa vida útil, devido ao seu material. Além disso, consegue  suportar até 1000 C°. Isso faz com que o material se torne apto para qualquer tipo de serviço que trabalhe com temperaturas altíssimas. Como exemplo podemos citar as caldeiras.

Agora que você já conhece os principais tipos de conexões de tubos, não terá mais nenhum tipo de preocupação ou dores de cabeça na hora de realizar um projeto hidráulico. Ressaltando que, caso não tenha nenhum conhecimento em instalação hidráulica, sempre recorra a um técnico profissional. Ele saberá qual modelo e formato a ser utilizado no seu projeto, entregando um resultado totalmente satisfatório.

Esperamos ter lhe ajudado a conhecer um pouco mais sobre tubos de conexões. Tem alguma dúvida? Quer saber mais sobre determinado produto? Escreva aqui nos comentários a sua pergunta e iremos lhe atender da melhor forma possível. Confira mais dicas visitando nosso blog.