Por que escolher tubos de aço galvanizados para sua obra?
Por que escolher tubos de aço galvanizados para sua obra?
11 de junho de 2021
Quando ocorre a corrosão nos tubos? 
21 de junho de 2021

Válvulas mais comuns nas instalações hidráulicas

Válvulas mais comuns nas instalações hidráulicas

Válvulas mais comuns nas instalações hidráulicas

Conheça quais tipos de válvulas são mais comuns nas instalações hidráulicas; saiba também quais são suas características

Os sistemas hidráulicos são comuns nos mais diversos ambientes e infraestruturas, especialmente por serem os responsáveis pela condução de fluídos e gases para diversas finalidades. Por conta disso, podemos encontrar instalações hidráulicas em todos os tipos de indústrias, edifícios e residências. Porém, tão importante quanto esses sistemas, são os dispositivos presentes neles, como é o caso das válvulas. 

Válvulas mais comuns nas instalações hidráulicasAs válvulas são comuns nas instalações hidráulicas, principalmente porque têm como função regular, direcionar ou controlar o fluxo de um fluido, através de três ações: abertura, fechamento ou obstrução parcial das passagens. 

Ou seja, estamos falando de um item que faz com que todo o sistema hidráulico possa funcionar adequadamente, atendendo às necessidades e demandas de cada instalação. 

Naturalmente, por conta de sua importância, surgiram uma série de tipos de válvulas, o que nos leva à uma pergunta:

Afinal, quais os tipos de válvulas mais comuns nas instalações hidráulicas?

A resposta para essa pergunta você confere a seguir. 

Tipos de válvulas comuns nas instalações hidráulicas

Agora que você já tem em mente como as válvulas são importantes para a elaboração de um sistema ou projeto hidráulico funcional, chegou a hora de conhecer alguns dos modelos mais utilizados no mercado. Confira!

1) Válvula monobloco

Como o próprio nome sugere, a válvula monobloco é um dispositivo feito de modo inteiriço, sem partes. Ou seja, é um item constituído por um único bloco. 

Como características, nas válvulas de tipo monobloco não há reposição de peças.

2) Válvula angular

A válvula angular, conhecida também como válvula globo Y ou válvula globo inclinada, são dispositivos com atuador pneumático integrado e corpo de passagem reto tipo Y, que possui elevado coeficiente de vazão. Via de regra, pode ser normalmente fechada (NC) ou normalmente aberta (NO). 

Saiba ainda que esse tipo de válvula é muito comum em instalações hidráulicas voltadas à redes de incêndios.

3) Válvula de retenção 

A válvula de retenção é um item desenvolvido para permitir que um fluido somente escoe em uma única direção, fechando-se automaticamente na direção oposta para evitar fluxo (contra fluxo).

Esse tipo de item trabalha automaticamente e, na maioria dos casos, não precisa da ajuda de um operador ou algum atuador eletrônico de controle.

4) Válvula Globo

A válvula globo é um dispositivo utilizado especialmente para a regulagem de vazão em tubulações. No que se refere ao seu mecanismo, trata-se de uma uma válvula que consiste de um disco móvel e um anel fixo em um corpo geralmente esférico. 

5) Válvula borboleta

A válvula do tipo borboleta pode ser usada para isolar ou regular a vazão de uma rede. Como característica, o elemento de vedação tem a forma de um disco, e seu acionamento pode ser feito tanto manualmente como por mecanismos hidráulicos ou pneumáticos. 

Via de regra, trata-se de uma válvula que permite um fechamento rápido.

Gostou do artigo sobre as válvulas mais comuns nas instalações hidráulicas? Então, acompanhe o blog da Aparecida Tubos para ler mais conteúdo como este! Até a próxima!