Descubra quais são os tubos ideais para condução de fluidos
Descubra quais são os tubos ideais para condução de fluidos
16 de julho de 2021
As aplicações dos tubos de aço carbono com e sem costura
As aplicações dos tubos de aço carbono com e sem costura
30 de julho de 2021

Aço carbono e aço carbono galvanizado: entenda suas características

Aço carbono e aço carbono galvanizado: entenda suas características

Aço carbono e aço carbono galvanizado: entenda suas características

Saiba mais sobre o aço carbono e aço carbono galvanizado, suas características, aplicações e importância

Muitas pessoas não conhecem a fundo o aço carbono e o aço carbono galvanizado. Ao comprar um produto, tal qual um tubo, por exemplo, em que é preciso saber escolher o modelo mais adequado para cada necessidade e aplicação, saber as características desses materiais é fundamental.

Pensando nisso, no artigo de hoje falaremos mais sobre o aço carbono e o aço carbono galvanizado, suas características e em quais aplicações eles são mais recomendados. Confira! 

Aço carbono: ótima resistência

O aço carbono é uma liga metálica que dispõe de até 2,11% de concentração de carbono em sua composição, conhecido pelo fato de ter alta resistência, inclusive a tratamento térmico. 

Saiba que as características relacionadas à durabilidade e resistência mudam de acordo com a forma como o aço carbono é feito.

 Isso se deve ao fato de que o aço carbono possui diferentes tipos, variando conforme a quantidade de carbono utilizada na fabricação da peça. Com isso, você pode encontrar aço carbono com diferentes concentrações de carbono (0,008% a 2,11%).

Entre os itens mais comuns feitos com aço carbono, sobretudo no setor industrial, podemos destacar os tubos, as válvulas, as conexões e muitos outros. 

No que se refere às aplicações, além do âmbito industrial, o aço carbono e os itens feitos a partir dele são comuns na construção civil, em instalações hidráulicas, no setor automobilístico e muito mais. 

Por último, saiba ainda que o aço carbono, sobretudo as peças que possuem altos níveis de carbono – que são bem mais resistentes –  é muito aplicado em ferramentas, tais como martelos, serras, talhadeiras e muito mais.

Descubra quais são os tubos ideais para condução de fluidos

Aço carbono galvanizado

O aço carbono galvanizado é um material cuja principal característica é passar pelo processo conhecido como galvanização, que consiste, basicamente, no ato de revestir o aço por uma camada de zinco bem fina capaz de proporcionar mais resistência contra a corrosão (ferrugem). 

O aço em si é comumente aplicado em estruturas de construções. Contudo, o material, por não ser tão resistente à oxidação e corrosão, acaba sendo corroído pela ferrugem com o tempo, trazendo mais gastos.

Opta-se, portanto, pelo aço galvanizado quando o objetivo é dar mais longevidade ao aço, especialmente em aplicações onde a corrosão é um problema mais recorrente. 

Atualmente, o aço galvanizado se tornou muito comum na fabricação de tubos, canos, vigas de apoio, tetos, entre outros itens.

No que se refere à galvanização, tenha em mente que se trata de um processo simples e rápido, feito através da submersão das peças em zinco de alta temperatura, a fim de assegurar a uniformidade interna e externa da peça.

Esse processo é conhecido como galvanização a quente. Entretanto, existe a galvanização a frio, processo em que as peças de aço recebem banho de zinco apenas na parte externa, apenas. 

Quanto às aplicações mais comuns, o aço galvanizado é muito visto em estruturas metálicas como alambrados, corrimãos, andaimes e outros.

Conclusão

Fato é que o aço carbono e o aço carbono galvanizados são semelhantes, contudo, o modelo galvanizado se diferencia pelo fato de passar pelo processo de galvanização, visando adquirir mais resistência a corrosão e oxidação. 

Agora que você conhece mais sobre o aço carbono e o aço galvanizado, com certeza fica 

mais fácil escolher qual material é o mais adequado para o que precisa. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Aparecida Tubos para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!