Qual o tubo recomendado para uma rede de incêndio? 
Qual o tubo recomendado para uma rede de incêndio? 
2 de julho de 2021
Conheça os principais tipos de tubos industriais
Conheça os principais tipos de tubos industriais
12 de julho de 2021

Normas Técnicas de um tubo de aço: descubra quais são

Normas Técnicas de um tubo de aço: descubra quais são

Normas Técnicas de um tubo de aço: descubra quais são

Fique por dentro sobre quais são as principais Normas Técnicas de um tubo de aço

Os tubos de aço são produtos de excelente qualidade, muito utilizados para as mais diversas aplicações, desde redes de incêndio e indústrias, até na construção civil. É importante ressaltar que parte da qualidade das tubulações de aço estão relacionadas às normas técnicas que elas devem seguir. 

Isso porque as normas técnicas orientam a produção adequada do tubo, de modo que, dessa forma, ele possa ser utilizado da maneira mais adequada e segura, de acordo com cada aplicação. 

Existem, hoje, inúmeras normas técnicas de tubos de aço, cada uma especificando uma característica ou propriedade em especial. 

Pensando nisso, no artigo de hoje listaremos algumas das normas técnicas de tubos de aço mais comuns no mercado. 

Norma NBR 5580

Saiba que a Norma NBR 5580 é a responsável por determinar os padrões de qualidade de tubos de aço carbono com ou sem solda longitudinal, preto ou galvanizado. 

Essa norma fala especificamente de tubos de aço desenvolvidos para aplicações na condução de fluidos, incluindo os não corrosivos, tais como água, gás e vapor.

Além disso, dentro da Norma NBR 5580, os tubos devem ser fabricados na categoria de aço de laminados a quente, podendo ser galvanizados, e devem apresentar solda com resistência elétrica HIFIW (High Frequency Induction Welding), proteção por emulsão a água ou óleo e não podem apresentar rebarbas ou imperfeições nas extremidades. 

É importante lembrar que a NBR 5580 também exige que nada impeça a estanqueidade ou o acoplamento de luvas e conexões e a execução da ranhura. Por fim, as extremidades dos tubos dentro da norma podem ser lisas, ranhuradas ou rosqueadas, além de chanfradas, faceadas ou cortadas diretamente da máquina, mas sempre sem apresentar rebarbas.

Norma NBR 5590

Agora, a NBR 5590 incide sobre os tubos de aço carbono com ou sem solda longitudinal preto ou galvanizados com requisitos. 

Essa norma é muito similar à NBR 5580 no que se refere às aplicações, pois ambas são desenvolvidas para condução de fluidos, incluindo os não corrosivos (água, gás e vapor); contudo, diferem-se nos requisitos de qualidade.

Os tubos da Norma NBR 5590 são fabricados na categoria de aço de laminados a quente, no Grau A ou B, e podem ser galvanizados e pintados. Os processos de solda e proteção são os mesmos, e eles também não podem apresentar rebarbas nas extremidades.

Todavia, na Norma NBR 5590 os tubos devem ser fornecidos com as extremidades lisas, biseladas, chanfradas, ranhuradas para acoplamento mecânico (Grooved), rosqueadas ou rosqueadas com luva. 

E não para por aí, pois os tubos devem conter marcações individuais na superfície externa ou interna, em baixo relevo, com o logotipo, nome do fabricante, ou símbolo associável, no máximo a cada 1 metro do tubo. 

O objetivo é facilitar eventuais manutenções em grandes tubulações, dando uma “localização” específica das peças que precisam de algum tipo de conserto ou reparo. 

Por último, os tubos da Norma NBR 5590 também possuem algumas especificações relacionadas à resistência à pressão.

Norma NBR 6591

Já a Norma NBR 6591 define os tubos de aço carbono com solda longitudinal de seção circular, quadrada, retangular e especial para fins industriais, aplicáveis em indústrias e maquinário fabril.

Como especificação, os tubos dentro dessa norma podem ser fabricados a partir de três categorias de aço: laminados a frio, laminados a quente e galvanizados eletrolíticos ou galvanizados a quente, e também devem apresentar resistência elétrica HIFIW (High Frequency Induction Welding). 

Além disso, devem apresentar proteção por emulsão a água ou óleo e extremidades cortadas perpendicularmente ao eixo longitudinal do tubo, com possibilidade de apresentar rebarbas ou não.

Essas são algumas das normas técnicas de um tubo de aço existentes e que ditam a qualidade e especificações dos tubos para cada aplicação. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Aparecida Tubos para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!