Conheça os principais tipos de tubos industriais
Conheça os principais tipos de tubos industriais
12 de julho de 2021
Aço carbono e aço carbono galvanizado: entenda suas características
Aço carbono e aço carbono galvanizado: entenda suas características
16 de julho de 2021

Descubra quais são os tubos ideais para condução de fluidos

Descubra quais são os tubos ideais para condução de fluidos

Descubra quais são os tubos ideais para condução de fluidos

Saiba mais sobre os tubos ideais para condução de fluidos e suas características

Existem inúmeras empresas e indústrias que trabalham com condução de fluidos em suas respectivas rotinas de trabalho. Para que tudo funcione de maneira adequada, sem problemas e dores de cabeça, é preciso, claro, escolher os tubos ideais para esse tipo de aplicação. 

Afinal, utilizar modelos de tubos errados pode comprometer a longevidade do sistema em que são utilizados e, consequentemente, afetar as finanças, bem como causar outros tipos de problemas, como a ferrugem na superfície, vazamentos e muito mais. 

Por conta de tudo isso, ao longo deste artigo falaremos mais sobre quais são os tubos ideais para condução de fluidos. 

O que é um tubo de condução de fluidos?

É muito importante sabermos o que é um tubo de condução de fluido, de modo a identificar quais modelos são os mais adequados. 

Tenha em mente, portanto, que esse tipo de tubo serve para o transporte de substâncias como líquidos, gás ou óleo. Como obrigatoriedade, eles devem obedecer às normas técnicas NBR 5580, NBR 5590, e/ou à norma americana ASTM A53, bem como à norma europeia DIN EM 10255 (antiga DIN 2440). 

São estas normas que definem as propriedades químicas e mecânicas dos tubos, a fim de definir a  espessura, dimensões e a tolerância dos modelos mais adequados para condução de fluidos em segurança. 

Quais os melhores tubos para condução de fluidos?

Existem diferentes modelos de tubos aptos para serem utilizados na condução de fluidos, como é o caso dos tubos de aço. 

Os tubos de aço aptos para condução de fluidos podem ser pretos, galvanizados a fogo, pintados (dentro da norma NBR 5590), podem possuir pontas lisas, pontas chanfradas, pontas com roscas BSP e NPT e ponta com ranhura ou grooved, de acordo com a necessidade do cliente ou aplicação.

O que irá ditar o modelo mais adequado de tubo para a condução de fluido é o projeto em que ele será inserido. Portanto, é sempre importante contar com o suporte de um profissional especializado para indicar o tipo de tubo ideal entre os mencionados. 

Identificando um bom tubo para condução de fluido

Saiba que para identificar tubos adequados e prontos para condução de fluidos, eles devem possuir marcações em baixo relevo, com gravação do número da corrida de lote, diâmetros e espessuras também gravados no tubo, além de logotipo do INMETRO, quando estão totalmente de acordo com as normas técnicas referentes. 

Se os tubos que comprar possuírem esses detalhes de marcação, fique tranquilo, pois é um atestado de que se trata de um tubo de condução, não um tubo estrutural, por exemplo. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Aparecida Tubos para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!