Válvula de bronze: conheça suas característica e aplicações
29 de março de 2021
Vantagens de utilizar conexões galvanizadas em seu projeto
6 de abril de 2021

Mangueira de incêndio: conheça suas características, importância e modelos

Mangueira de incêndio: conheça suas características, importância e modelos

Mangueira de incêndio: conheça suas características, importância e modelos

Conheça mais sobre a mangueira de incêndio, suas características e aplicações

Investir em equipamentos para rede de incêndio significa promover o bem-estar e a saúde das pessoas. Um dos itens indispensáveis para assegurar a proteção de todos é a mangueira de incêndio. 

Engana-se quem imagina que a mangueira de incêndio é um item exclusivo do Corpo de Bombeiro. Isso porque se trata de um item fundamental em qualquer ambiente onde a instalação de um sistema contra incêndio é obrigatório, tal qual condomínios, empresas, prédios, lojas e muitos outros. 

Pensando na importância da mangueira de incêndio, ao longo deste artigo falaremos mais sobre esse importante produto, detalhando suas características, aplicações e modelos mais comuns. 

O que é uma mangueira de incêndio? Como ela funciona?

 

Antes de mais nada, é importante sabermos exatamente o que é uma mangueira de incêndio, a fim de entender sua importância e eficiência em situações de emergência. 

A norma NBR 11861 da ABNT define a mangueira de incêndio como um “equipamento de combate à incêndio, constituído essencialmente por um duto flexível dotado de ligações”. 

A mangueira de incêndio tem como finalidade canalizar a água que sai do hidrante e direcioná-la para o local onde estão as chamas, de maneira a controlar o avanço do fogo ou extinguir por completo o foco de chamas.

Características da mangueira de incêndio

Como características, as mangueiras podem chegar a até 30 metros de comprimento e, claro, devem ter alta resistência à abrasão, uma vez que estamos falando de um produto que deve resistir bem ao desgaste por fricção e raspagem em uma situação de emergência.

É sempre importante ressaltar que as mangueiras de incêndio não são um produto único. Ou seja, existem diferentes modelos, e cada um deles conta com características e aplicações específicas. 

Por exemplo, podemos encontrar no mercado mangueira de incêndio com especificações diferentes, variando de acordo com o diâmetro, a pressão, a fabricação e a utilização.

Tipos de mangueira de incêndio

Existem, atualmente, cinco tipos de mangueira de incêndio, os quais listaremos a seguir.

As mangueiras de incêndio tipo 1 são produtos destinados a edifícios de ocupação residencial e predial, sendo fabricada de tecido em fibra de poliéster e revestida internamente com borracha sintética, através de vulcanização direta no tecido e com acoplamento de engate rápido storz.

Já a mangueira de incêndio tipo 2 é ideal para utilização no combate a incêndios industriais, tais como em prédios comerciais, áreas industriais e fábricas. Seu tecido também é confeccionado em fibra de poliéster e com revestimento interno de borracha sintética.

A mangueira de incêndio tipo 3, porém, é feita com duplo reforço têxtil de alta resistência contra rupturas e abrasões, de tecido em fibra de poliéster e com revestimento interno de borracha. Quanto às suas características, esse tipo de mangueira conta com “dupla capa” possui tecido diagonal, do tipo sarja, na cor branca, com tubo interno e dotada de uniões storz, muito comum na área naval e industrial.

Agora, a mangueira de tipo 4 é também feita com tecido em fibra de poliéster e revestida por borracha. A diferença, porém, está no fato de que, além do revestimento interno de borracha, é revestida por fora em borracha sintética na cor vermelha, com as mesmas uniões storz. Quanto à sua aplicação, esse tipo de mangueira é muito comum em áreas industriais, como refinarias de petróleo e petroquímicas, onde a alta resistência a abrasão e a superfícies quentes é fundamental. 

Por fim, a mangueira de tipo 5 conta com as mesmas características da mangueira tipo 4, com a diferença de que ela é revestida por duas camadas de borracha sintética, usualmente na cor preta.