Mangueira de incêndio: conheça suas características, importância e modelos
Mangueira de incêndio: conheça suas características, importância e modelos
6 de abril de 2021
Flanges de aço carbono: vantagens, características e aplicações
Flanges de aço carbono: vantagens, características e aplicações
12 de abril de 2021

Vantagens de utilizar conexões galvanizadas em seu projeto

Vantagens de utilizar conexões galvanizadas em seu projeto

Saiba como utilizar conexões galvanizadas em seu projeto e quais benefícios oferece

Quando falamos em tubos e tubulações em geral, comumente lembramos de outro produto: as conexões. Os tubos e conexões são itens praticamente inseparáveis, uma vez que um completa o outro. Entre os modelos mais populares, especialmente na área industrial, estão as conexões galvanizadas. 

Pensando em como são importantes e ao mesmo tempo populares, ao longo deste artigo falaremos mais sobre as vantagens de utilizar conexões galvanizadas em seu projeto. 

Definindo o que é conexão galvanizadaVantagens de utilizar conexões galvanizadas em seu projeto

Antes de detalharmos as vantagens das conexões galvanizadas, é importante sabermos exatamente o que são esses produtos. 

Saiba, então, que a conexão, seja ela galvanizada ou não, é uma peça desenvolvida para conectar tubulações. 

O objetivo das conexões é, portanto, fazer com que os sistemas de tubulações se conectem uns aos outros, de modo que seu funcionamento seja mais eficiente. 

A conexão galvanizada é um produto que funciona da mesma forma que as conexões feitas em outros materiais e processos. O que difere o modelo galvanizado dos demais é sua resistência à corrosão e oxidação. 

Conexões galvanizadas e suas vantagens

A conexões galvanizadas, como o nome sugere, passam pelo processo de galvanização, cujo objetivo é torná-las mais resistentes e seguras, especialmente nas aplicações expostas a situações, intempéries e elementos que podem diminuir sua vida útil. 

A galvanização ocorre por meio da aplicação de uma camada de zinco que cobre o aço ou o ferro, protegendo, assim, a superfície diante da corrosão e ferrugem.

Então, saiba que o processo químico de galvanizar a conexão visa torná-la ainda mais resistente à pressão e menos suscetível à oxidação, o que é muito benéfico para inúmeras aplicações onde esses problemas são mais comuns.

Quais materiais podem ser galvanizados?

Tanto as conexões de ferro quanto as conexões de aço podem passar pelo processo de galvanização, ambas comumente utilizadas na área industrial.

Recomenda-se optar pelos modelos galvanizados pelos benefícios listado neste artigo, como a resistência à corrosão e aumento da durabilidade de modo geral. 

Tais características acabam tornando as conexões galvanizadas mais longevas, com excelente custo-benefício.

Aplicações das conexões galvanizadas

Outra vantagem associada às conexões galvanizadas tem relação com sua versatilidade.

As conexões galvanizadas são muito comuns em sistemas de transporte de fluidos, principalmente em redes de água fria e quente, redes de ar comprimido e de prevenção e combate a incêndios; assim como é muito vista em equipamentos de refrigeração e caldeiras.

Além disso, as conexões galvanizadas estão se tornando comuns no setor da construção civil, em redes de produtos como óleo diesel, gás e gasolina; condomínios residenciais, sistema de captação e tratamento de água e muito mais. 

Portanto, por ser aplicável em diferentes situações, setores e sistemas, as conexões galvanizadas são opções versáteis que se adaptam perfeitamente às diferentes necessidades dos seus compradores.

Agora você conhece as vantagens de utilizar conexões galvanizadas

Conhecendo melhor as vantagens de utilizar conexões galvanizadas, sem dúvida fica mais fácil entender porque se trata de um produto tão comum, confiável e popular em diversas indústrias. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Aparecida para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!