Produtos para rede de incêndio: itens que não podem faltar
Produtos para rede de incêndio: itens que não podem faltar
16 de abril de 2021
Tubulações industriais: quais são suas aplicações?
Tubulações industriais: quais são suas aplicações?
23 de abril de 2021

Conheça quais são os tubos mais populares do mercado

Conheça quais são os tubos mais populares do mercado

Conheça quais são os tubos mais populares do mercado

Confira quais tubos estão entre os mais utilizados no mercado

Os tubos são itens fundamentais em praticamente qualquer edificação, seja ela uma casa, um prédio, um condomínio, uma loja ou uma indústria. Isso porque a função das tubulações é assegurar o transporte seguro e rápido de determinados fluidos. Por se tratar de um tipo de produto bastante popular, naturalmente alguns modelos são mais populares que outros. 

Pensando nisso, ao longo deste artigo listaremos quais são os tubos mais populares do mercado, de maneira a mostrar quais modelos estão entre os mais utilizados. Confira! 

Tubos em PVC

Muito provavelmente os tubos em PVC são os modelos mais populares no Brasil, especialmente porque praticamente toda edificação os utiliza para transportar água, esgoto, entre outras coisas. 

O PVC (Policloreto de Vinila) é um tipo de material excelente para condução de água fria, sobretudo por ser eficiente, durável e contar um excelente custo-benefício, à medida que seus preços são bastante acessíveis. 

Via de regra, os tubos em PVC são mais comuns nas instalações hidráulicas residenciais.

Atualmente, existem dois tipos de tubos em PVC comuns: o soldável e o roscável. Entre as vantagens que esses modelos oferecem, podemos destacar a facilidade de instalação, a boa durabilidade e a resistência a vários produtos químicos.

Conheça o tubo CPVC

O tubo CPVC (Policloreto de Vinila Clorado) é um outro modelo, que surgiu como uma vertente do tubo de PVC. Esse modelo em 

Onde encontrar tubo caldeira de qualidade?

especial é feito com um material ideal para água fria e água quente, desde que essa temperatura não ultrapasse os 80ºC.

Como característica, os tubos CPVC possuem alta resistência mecânica e à corrosão, bem como contam com baixo custo, tornando-os acessíveis. 

Tubos de aço

Os tubos de aço estão entre os modelos mais populares do mercado, sobretudo porque é extremamente versátil e possui excelente qualidade. 

Por serem feitos de aço, uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono, naturalmente os tubos fabricados com este material possuem mais resistência e durabilidade, colocando-os como os modelos ideais para aplicações mais profissionais, que exigem mais das tubulações.

Via de regra, os tubos feitos em aço são utilizados para condução de fluidos não corrosivos como água, vapor, gás e óleos. Por conta dessa característica, os tubos de aço são comumente utilizados em indústrias dos mais diversos segmentos, indo desde indústrias petroquímicas e usinas de açúcar e álcool, até a construção civil e metalúrgicas.

Tubos de aço galvanizados

Os tubos de aço galvanizados são considerados uma versão mais completa dos tubos de aço carbono. Isso se deve ao fato de que os tubos passam pelo processo de galvanização, em que adquirem mais resistência à corrosão e a oxidação, processos estes muito comuns em diversas aplicações. 

Saiba que os tubos de aço possuem certa resistência corrosiva. Entretanto, quando passam pela galvanização, essa características é otimizada, tornando o tubo muito mais resistente e longevo. 

Não à toa, os tubos de aço galvanizados ganharam mais espaço com o tempo, tornando-se muito populares no mercado. 

Agora que você conhece quais são os tubos mais populares, sem dúvida fica mais fácil escolher o modelo mais adequado para o que você precisa. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Aparecida Tubos para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!