Conheça quais são os tubos mais populares do mercado
23 de abril de 2021
Flanges e acessórios para tubos e conexões: tudo o que você precisa saber
30 de abril de 2021

Tubulações industriais: quais são suas aplicações?

Tubulações industriais: quais são suas aplicações?
Tempo de leitura: 3 minutos

Conheça mais sobre as tubulações industriais; saiba onde são comumente aplicadas 

As tubulações industriais são parte fundamental de praticamente qualquer indústria, independentemente da área de atuação. Isso porque os tubos que compõem o complexo e funcional sistema de tubulação são desenvolvidos para tornar viável e eficiente o trabalho no dia a dia das indústrias. 

Por terem tanta importância, os tubos voltados às indústrias são utilizadas de diferentes maneiras, o que nos leva, assim, à pergunta no título deste artigo: afinal, quais são as aplicações das tubulações industriais? 

Antes de respondermos essa pergunta, vamos conhecer o que é tubulação industrial e suas características. 

O que são tubulações industriais? Tubulações industriais: quais são suas aplicações?

Podemos dizer que as tubulações industriais são o conjunto de tubos e seus dispositivos adjacentes (como válvulas e conexões) voltado para o processo industrial. 

Os tubos mais utilizados nas indústrias são fabricados de materiais ferrosos, como, por exemplo, os modelos feitos com aço carbono, aço inox, ferro, entre outros. 

Quais são as aplicações das tubulações industriais?

Via de regra, as tubulações industriais são comumente aplicadas na distribuição de gases, óleos, vapores, lubrificantes e líquidos industriais em geral.

Quanto ao segmento, saiba que as tubulações industriais são amplamente utilizadas em indústrias de processamento, químicas, petroquímicas, alimentícias, farmacêuticas e até mesmo refinarias de petróleo, na maioria das vezes para transportar fluidos de uma bomba para o reservatório. 

Saber exatamente qual a finalidade da tubulação é fundamental, uma vez que tendo pleno conhecimento sobre esse assunto, é possível encontrar um modelo de tubo mais eficiente, funcional e qualificado para determinada aplicação. 

Isto é, entre os tubos industriais, é possível encontrar diferentes tipos de tubulação, cada um deles com características e especificidades que os diferem uns dos outros. 

Tipos de tubulação industrial

Atualmente, podemos encontrar diferentes tipos de tubos no âmbito industrial. Confira agora alguns dos modelos mais comuns:

  • Tubos de aço carbono;
  • Tubos galvanizados;
  • Tubos aço carbono sem costura;
  • Tubos aço carbono com costura;
  • Tubos de aço carbono Schedule (NBR 5590);
  • Tubos de aço DIN 2440/NBR 5580;
  • Tubos mecânico VMEC 134 AP (ST 52);
  • Tubos para caldeira;
  • Tubos de aço trefilado;
  • Tubos de aço liga;
  • Tubos industrial (METALON) redondo;
  • Tubos (MELATON) quadrado;
  • Tubos (METALON) retangular.

Todos esses tubos são ideais para projetos de tubulações industriais; porém, de acordo a aplicação, o modelo ideal pode variar. 

Tubos industriais: fundamentais em qualquer segmento

Conhecendo melhor o que são tubos industriais e quais suas aplicações, sem dúvida fica fácil compreender sua importância para as empresas. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Aparecida Tubos para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

 

whatsapp