Tubulações industriais: quais são suas aplicações?
Tubulações industriais: quais são suas aplicações?
23 de abril de 2021
Tipos de válvulas para rede de incêndio: conheça os principais modelos
30 de abril de 2021

Flanges e acessórios para tubos e conexões: tudo o que você precisa saber

Saiba as vantagens e características dos flanges e acessórios para tubos e conexões

Atualmente, o que não falta no mercado é peça, dispositivo e equipamento para sistemas de tubulações. Existe uma ampla variedade de produtos, cada um deles com uma função e importância específicas. Neste artigo, porém, falaremos mais especificamente sobre flanges e acessórios para tubos e conexões.

Os flanges e demais acessórios para tubos e conexões são itens cada vez mais comuns, à medida que os sistemas de tubulação vão se tornando mais complexos e presentes em diversos segmentos. 

A fabricação desses itens tem como objetivo atender uma demanda cada vez maior e mais exigente, na busca por soluções mais eficientes e qualificadas. 

Flanges

O flange é um dos itens mais conhecidos quando se fala em acessórios para tubos e conexões, especialmente porque se trata de um elemento desenvolvido para unir dois componentes de um sistema de tubulações.

No que se refere às características e vantagens, os flanges permitem sua própria desmontagem sem a necessidade de operações destrutivas, tornando esse processo mais prático e fácil, sobretudo quando é preciso realizar manutenções e mudanças nas tubulações. 

Flanges e acessórios para tubos e conexões

Via de regra, os flanges são montados em pares, unidos por parafusos. Trata-se de um produto que age sob força de compressão, a fim de vedar a conexão, de modo a evitar vazamentos e outros tipos de problemas na tubulação. 

Conheça outros acessórios para tubos e conexões

Além dos flanges, existem muitos outros acessórios para tubos e conexões, como, por exemplo, as válvulas

As válvulas são acessórios fundamentais em muitos sistemas de tubulações, pois consistem em dispositivos capazes de regular, direcionar e controlar o fluxo de um fluido, através da abertura, fechamento ou obstrução parcial de uma ou várias passagens. 

Outro exemplo de acessório para tubos e conexões muito comum é a junta de expansão, que é um dispositivo utilizado frequentemente em sistemas de tubulação industriais. 

As juntas de expansão são desenvolvidas para absorção de vibrações, dilatação e desalinhamento em tubulações. Podemos encontrá-las em diferentes modelos, que variam em formatos, dimensões e material (redondo, quadrado, retangular, sanfonado e tubular; borracha; metálica; anéis metálicos, entre outros).

Quando falamos em características, as juntas de expansão são basicamente compostas por terminais e pelo fole flexível, cuja função é neutralizar a dilatação ou contração da tubulação através dos chamados de movimentos da junta, que podem ser axiais, angulares ou laterais.

Onde comprar flanges e acessórios para tubos e conexões?

Agora que conhece mais sobre flanges e acessórios para tubos e conexões, chegou o momento de saber onde comprá-los. 

Tenha em mente que o melhor local para comprar esses tipos de produtos é em uma empresa especializada em acessórios industriais. Nela, será possível encontrar uma vasta gama de produtos, em diferentes modelos e dimensões, de modo a atender às distintas necessidades de cada cliente.

A dica é optar por empresas experientes, bem localizadas e respeitadas no mercado, como é o caso da Aparecida Tubos, referência em São Paulo quando se fala em flanges e acessórios para tubos e conexões.

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Aparecida Tubos para ler mais artigos como este. Até a próxima!

 

whatsapp