Flanges e acessórios para tubos e conexões
Flanges e acessórios para tubos e conexões: tudo o que você precisa saber
30 de abril de 2021
Conexões Tupy: vantagens, aplicações e características
Conexões Tupy: vantagens, aplicações e características
7 de maio de 2021

Tipos de válvulas para rede de incêndio: conheça os principais modelos

Tipos de válvulas para rede de incêndio: conheça os principais modelos

Tipos de válvulas para rede de incêndio: conheça os principais modelos

Conheça alguns dos tipos de válvulas para rede de incêndio mais comuns; entenda a importância desse dispositivo

As redes de incêndio têm um papel fundamental na preservação do bem-estar das pessoas. Para que funcionem de maneira adequada, é preciso contar com equipamentos de qualidade e, principalmente, com modelos adequados para cada ambiente e situação. Pensando nisso, no artigo de hoje falaremos mais sobre os tipos de válvulas para rede de incêndio e quais utilizar em sua rede de incêndio. 

Trata-se de um assunto extremamente importante, uma vez que as válvulas são dispositivos essenciais no combate às chamas em situações de emergência. Por isso, a escolha do modelo certo pode fazer toda a diferença.

Antes de falarmos sobre os tipos de válvulas para rede de incêndio, vamos saber mais sobre o que são e qual sua importância.

Conhecendo mais sobre as válvulas para rede de incêndio

As válvulas para rede de incêndio são dispositivos utilizados em sistemas hidráulicos de combate ao fogo. No que se refere ao funcionamento, quando abertas, elas liberam toda a passagem de água e, ao serem fechadas, bloqueiam todo o fluxo, de forma similar a válvulas comuns.

As válvulas são dispositivos que estão presentes em todo o sistema e em vários pontos da tubulação, ainda que tenham mais destaque na caixa de hidrante. 

É sempre importante ressaltar que as válvulas feitas para rede de incêndio são fundamentais para assegurar que a passagem de água seja realizada de forma correta, sem vazamentos ou perda de pressão, fatores estes que podem comprometer o desempenho 

Existem válvulas de diferentes formas e utilizações na rede de incêndio. Por esse motivo, é vital sempre garantir que o projeto tenha o acompanhamento de um profissional como um engenheiro, para que, dessa forma, ele possa determinar todas as especificações da rede e quais modelos mais adequados. 

Tipos de válvulas para rede de incêndio

Existem uma série de tipos de válvulas para rede de incêndio, que variam de acordo com vários fatores, como diâmetro e muitos mais.

Conheça alguns dos modelos mais comuns no mercado:

  • Válvula para hidrante, diâmetro: 2.½”;
  • Válvula para hidrante 90º, diâmetro: 2.½”;
  • Válvula para hidrante com adaptador, diâmetro: 2.½”;
  • Válvula para hidrante monobloco, diâmetro: 2.½”;
  • Válvula para hidrante industrial, diâmetro: 2.½”;
  • Válvula tripartida flange.

Onde comprar válvulas para rede de incêndio? 

O melhor local para encontrar e comprar diferentes tipos de válvulas para rede de incêndio é em empresas especializadas em acessórios de combate a incêndio, como é o caso da Aparecida Tubos. 

Nesse local você irá encontrar uma ampla gama de válvulas e outros produtos importantes, como mangueiras, caixa de incêndio, sprinkler, adaptador e chave Storz, entre outros. 

Agora que conhece exatamente quais são os mais populares tipos de válvulas para rede de incêndio e sua importância, fica mais fácil escolher e comprar o modelo mais adequado.

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Aparecida Tubos para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!